PROJETO DIREITO E CINEMA - Ano 3
O curso/ação pretende oferecer à  comunidade que goste do cinema, oportunidades de debate sobre os problemas  atuais que envolvam o direito, a filosofia, a política, a ética, a política e a  teoria do direito, utilizando-se da mediação cinematográfica. Nessa edição de  2012 a abordagem temática central será “direito e medo”.
        O apelo cinematográfico ao interesse  lúdico das pessoas reflete certa forma implícita em nossa cultura de se ver  publicamente. A mediação representativa em forma de lazer, entretanto, reforça  e divulga certa abordagem da realidade moral, política e jurídica sem que os  pressupostos e as consequências dessa forma interpretativa ou ideológica sejam  compreendidas. Tornar explícitos esses discursos morais e políticos, mesmo  quando embutidos em lazer inócuo, bem como envolver o participante em um debate  sobre os problemas de nosso tempo, sob a ótica reflexiva do direito, da ética e  da filosofia, é tarefa que cabe também à academia, e que nos propusemos a  realizar neste curso. Duas atividades, assim, marcam estruturalmente o projeto:  fazer-se uma abordagem do conteúdo fílmico como atrativo para os problemas estabelecidos  na temática proposta, e, concomitantemente, fazer um estudo crítico e gradual  da própria linguagem cinematográfica. Os marcos teóricos iniciais tem sido  fornecidos por Jacques Aumont, Robert Stam, Ismail Xavier e André Bazin.
Objetivos
1) Conciliar o debate acadêmico sobre os  problemas jurídicos, políticos e morais com a análise cinematográfica.
        2) Permitir a comunidade interessada na  reflexão de nossos temas a uma reflexão
        conjunta com os acadêmicos.
        3) Permitir o debate teórico por meio da  arte, sem perder o rigor acadêmico.
    4) Evidenciar os problemas de ordem  moral, jurídica e política atuais, buscando novas alternativas aos atuais  dilemas e enquadramentos teóricos comuns na academia e no meio erudito.
Metodologia
São  apresentados aos participantes artigos produzidos pelo professor sobre os  filmes e temas propostos, bem como elencos de problemas para serem debatidos  logo a seguir à exibição de cada filme, com a presença de convidados externos.
    Os  artigos e questões sobre os filmes são enviados aos e-mails cadastrados no  grupo de distribuição, bem como disponibilizados nesta página (link Cinema).
PRIMEIRA MOSTRA DE CINEMA E DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DA UFG
Promoção  da 1ª mostra de cinema e direito da  faculdade de direito da UFG, com debatedores convidados, a ser realizada nos  dias 31 de maio e 01 de junho de 2012.
    Mais  informações, em breve aqui.
PROJETO KENOSIS
O Kenosis – Núcleo de pesquisa e ação em direito e arte é um núcleo de pesquisa, ensino e extensão ligado ao mestrado em direito agrário, e tem por objetivo a ampliação do estudo crítico da cultura e do direito pela ação artística.
Finalidade  política e acadêmica
        O Kenosis tem como objetivo a mudança da  representação pública nacional acerca de sua identidade, sua riqueza, sua  política, sua atualidade, sua inserção entre as outras nações. O principal  instrumento para a mudança dessa representação, configurada hoje principalmente  pelos meios de comunicação de massa a partir de uma visão muitas vezes distante  dos interesses majoritários do povo local, é a educação política, uma educação  que vise à localização intelectual do indivíduo em seu contexto histórico,  econômico, moral, psicológico e político, experiência essencial à autonomia e à  participação democrática.
Finalidade artística e cultural
Para a consecução de sua meta central, a mudança da representação pública da atualidade e de seus elementos, o Kenosis deve criar e promover a produção artística tanto engajada em seu próprio projeto político-pedagógico, como abrigar formas alternativas de se pensar o mundo utilizando-se da arte. Esse esforço de criação será, inicialmente, empreendido de duas maneiras, a partir da montagem de um laboratório multimídia para:
            a  criação de filmes e vídeos pedagógicos, para uso nos cursos da faculdade de  direito e de outras cursos da Universidade; e de obras artísticas ou técnicas,  em geral, tais como literatura, cartoons, HQs, obras plásticas, traduções,  montagens etc.
        A  produção de vídeos, cartazes, camisetas etc, com idéias que questionem o  estabelecimento político, cultural e econômico, utilizando-se do mesmo veículo  e formato ideológico da propaganda comercial.
Formas de participação
1) Apresentar um projeto individual ou coletivo, sobre qualquer área do conhecimento e forma de expressão artística ou acadêmica.
2) Reunir-se mensalmente para apresentar resultados parciais e dialogar com outros participantes.
3) Não há adesão formal ou ideológica, apenas prática.
